Número de visitas
Contador de acessos

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Artigo sobre "mentira" - Retirado do guia de engenharia social

Bom, sempre gostei das histórias dos maiores hackers do mundo.
Como nunca fui um aluno excepcional na matemática (requisito básico para fazer códigos maliciosos "decentes" ou vacinas (anti-virus)), cheguei a estudar um pouco de engenharia social não para praticar, mas sim no intuito de não ser vítima de um engenheiro social, afinal quem faz MERDA é Cracker e não Hacker :-)

Cheguei a ler um livro em inglês, que agora não lembro nome (era um ebook) e possuia algumas dicas para detectar mentirosos descarados. Abaixo alguma das dicas que recordo:

O mentiroso,
faz muitas expressões faciais
não olha nos teus olhos
não fala naturalmente e não sorri naturalmente
 parte logo para a defensiva
fica nervoso e você pode observar que transpira mais do que o normal
tenta mudar de assunto radicalmente.

Evita olhar nos olhos

Olhos são mais sinceros que palavras, e uma pessoa que está conscientemente mentindo receia que, através do olhar, transmita um sentimento que o contradiga (provavelmente, nervosismo, ansiedade ou uma ponta de arrependimento).
Tem ataques de coceira

Ok, não são ataques, mas a ansiedade gerada pela necessidade de convencer sobre algo falso cria pequenos tiques, como ficar passando a mão no cabelo, coçando o nariz, esfregando os olhos e etc...
Fala em demasia

Uma pessoa culpada tende a falar do que o costume, a fim de ‘parecer natural’, exagera nos detalhes e não suporta pequenos silêncios entre os assuntos.
Tem mudanças emocionais

A frequência e a duração de gestos emocionais, como sorrisos, gargalhadas, abraços e até tapinhas nas costas difere do habitual, uma vez que a pessoa perde a espontaneidade ao fingir suas próprias reações.
Pula de um assunto a outro com maior frequência.

Quando muda constantemente o foco da conversa, o mentiroso tenta criar um novo contexto e evitar que a outra pessoa, ao repensar um tópico do assunto anterior, perceba a mentira.
Desequilíbrio.

Uma pessoa tranquila e relaxada permanece algum tempo na mesma posição. Alguém ansioso, ao contrário, costuma ficar mudando o peso corporal de um pé para outro.
Explica demais.

Ao menos que seja um mentiroso profissional e improvisador, a pessoa que conta uma mentira ensaiou mentalmente antes, elaborou um cenário e detalhes para parecer convincente e elencou justificativas para possíveis perguntas. Se alguém chega até você um um discurso espontaneamente elaborado demais, pode ser mais sinal.

Outros sinais são mexer a sobrancelha, levanta-la.

As que eu lembro são só essas...
Porém há pessoas que possuem essas caracteristicas e podem ser "julgadas" mentirosas e na verdade não são, ou seja é relativo.

Quer testar se alguém realmente pode estar mentindo? Caso perceba os "sinais" acima na conversa, não deixe ela mudar de tópico ou assunto e comece a fazer perguntas de maiores detalhes, que irá forçar a farsa e será cada vez mais difícil do mentiroso enganar o alvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário